Restrições e Medidas de Prevenção de Ilhabela


  1. A Travessia de Balsa entre São Sebastião e Ilhabela é liberada a todos normalmente durante os dias de semana. Aos finais de semana, será efetuada apenas uma pesquisa às sextas-feiras das 14h00 até às 23h59 onde será perguntado se o entrevistado já fez o Teste PCR, mas independente da resposta, a travessia não será impedida. Após esse horário, ou seja, a partir das 00h00 do sábado até às 14h00 do domingo, será exigido o exame RT-PCR ou similar com resultado negativo para Covid-19, realizado no máximo 48h de antecedência, para que o embarque seja permitido. Por “similar”, a Prefeitura entende que são aceitos testes de laboratórios ou farmácias que sejam credenciados pelo Ministério da Saúde, que tenham a validação da Anvisa. Reforçando, a medida vale das 00h de sábado até ás 14h de domingo. Apenas moradores do arquipélago, prestadores de serviços e trabalhadores em comércio da ilha e pessoas imunizadas com as duas doses da vacina estão isentos da apresentação do exame.
  2. Com relação às praias, a orientação é evitar aglomerações, sendo permitido apenas apenas banho de mar individual ou atividades físicas. Ou seja, por enquanto, NÃO É PERMITIDO o uso de mesas, cadeiras, guarda-sóis, tendas, esteiras, coolers, ou qualquer outros objetos similares que configurem parada ou aglomeração de pessoas em praias e espaços públicos. É PERMITIDA APENAS a prática de esportes e atividades físicas INDIVIDUAIS ao ar livre (como natação e caminhada), sendo proibidos esportes coletivos.
  3. Hotéis, pousadas e meios de hospedagem em geral estão autorizados a funcionar com ocupação máxima, 100%.
  4. Restaurantes poderão funcionar com capacidade limitada a 35% e somente com agendamento prévio (reservas), além de observar os protocolos de distanciamento de mesas e higiene. ATUALIZAÇÃO Quiosques de praia agora podem funcionar com atendimento público e serviço de praia com mesas e cadeiras, desde que observando a capacidade máxima de 25% do permitido no alvará. É proibida a venda de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento entre 20h e 6h.
  5. Serviços essenciais como supermercados, farmácias, padarias, entre outros, podem funcionar normalmente, observando os protocolos de higiene e controle de público (40% da capacidade).
  6. Barbearias e salões de beleza, assim como academias e similares, estão autorizados a funcionar com lotação máxima de 35% da capacidade do espaço, além de observar as regras de higiene, porém não é mais necessário o agendamento prévio.
  7. ATUALIZAÇÃO Lojas e prestadores de serviços como lojas de materiais de construção e outros comércios considerados não essenciais podem funcionar com capacidade máxima de 25% do espaço físico destinado aos consumidores, observando os protocolos sanitários do Plano SP para cada setor.