• Lendas de Ilhabela

Lendas de Ilhabela

Lenda da Mãe D´Agua - Cachoeira da Água Branca

A Cachoeira da Água Branca está localizada no bairro de mesmo nome na parte central da Ilha. É de uma beleza exuberante, principalmente na época das chuvas quando suas águas se avolumam mais ainda, sendo visível até do continente ... ( ler mais )

Lenda da Água da Saúde

Contam os antigos moradores da ilha que, tendo morrido um velho no bairro do Bonete (praia) levaram-no para ser enterrado nos Castelhanos (praia atrás da Ilha). Como era costume na época ...( leia mais )

Lenda da Toca da Serpente

Havia no bairro da Armação, norte da ilha de São Sebastião, uma enorme serpente que atraia os pescadores para sua toca e os matava. Os moradores dessa praia, aterrorizados com os constantes ...( leia mais )

Lenda do Portinho

Esta lenda, também conhecida como a lenda de Maria Fixi, passa-se em uma fazenda do bairro do Portinho, ao sul da ilha de São Sebastião. Antigamente, contam, morava nessa praia ...( leia mais )

Toca do "Come Bala"

Localizada na praia da Armação (Norte da Ilha), recebeu esse nome pela estória que se segue: Vivia em uma toca, um velho combatente que teria sido ferido e perdido uma perna em alguma ...( leia mais )

Toca do Estevão

Há muitos anos, ainda no tempo da escravidão, havia em Ilhabela entre tantos outros engenhos, o Engenho D’água, onde se desenrola esta estória que vamos contar: Estevão era um escravo ...( leia mais )

Cachoeira da Laje

Conta Manoel Leite Santana, caiçara, que num domingo pela manhã, viu duas moças louras penteando seus cabelos, que iam até o calcanhar, com um pente de ouro. Dizia o povo que ...( leia mais )

Lenda do Peixe Tapa

Peixe Tapa ou lambaca é o nosso linguado e, segundo o pescador Pedro Jacinto, do bairro de São Pedro, é um peixe que anda sempre no fundo do mar, no meio da lama, e tem o “fundo” branco ...( leia mais )

Lenda da Feiticeira

Na praia da Feiticeira se encontra a Fazenda São Mathias. Dizem os antigos moradores que a proprietária amealhava imensa riqueza, explorando uma taverna que era ponto de encontro de piratas ...( leia mais )