• Linha_Praia do Curral_Home 2

Esportes em Ilhabela

  • Tortugas 2

Ilhabela a Capital da Vela, como é naturalmente conhecida, devido aos fortes ventos que sopram no canal e em toda sua costa, é palco de um dos maiores eventos náuticos e atrai turistas do mundo todo, não só na Semana de Vela, evento sediado no mês de Julho com campeonatos de diversas modalidades, mas durante o ano todo. Com variações perfeitas de temperatura, velocidade dos ventos, nível das ondas, humidade do ar adicionados ao visual exuberante que a ilha proporciona, torna-se o lugar ideal para a prática de diversos esportes. Desde os radicais, como kitesurf, windsurf, surf, vela oceânica, wakeboard, rapel, trekking, downhill, até os esportes mais calmos, como canoagem, remo, corrida, pesca, mergulho, natação, etc.

Vela

  • Velas

Ilhabela que recentemente ganhou o título oficial de Capital da Vela é a região perfeita para a prática do esporte, que consiste em um barco impulsionando pela força do vento na vela. Pode ser praticado em toda a costa do arquipélago e ainda possui uma região em especial que é um dos melhores lugares do mundo para prática do Iatismo, a Ponta das Canas, localizado no norte da ilha logo após a praia da Armação. 

Também há diversos eventos de regatas no município de Ilhabela, como a Semana de Vela, que possui várias modalidades do esporte e acontece sempre no mês de Julho. A Semana de Vela atrai participantes do mundo todo agitando a cidade durante o mês que é um dos que mais há presença de vento no arquipélago.

Windsurf

  • Windsurf

Ilhabela é a região perfeita para a prática de esportes náuticos a vela, pois possui condições excelentes de clima e vento. Isso, adicionado ao visual paradisíaco da região do arquipélago, torna-se ideal para prática de windsurf, esporte de prancha a vela mundialmente conhecido. Na Ilha, os melhores lugares para a prática do esporte são a Ponta das Canas, praia da Armação, Praia do Siriúba, praia do Pequeá, praia do Engenho D'água, praia do Perequê e praia da Feiticeira.

Wakeboard

  • Wakeboard

Wakeboard é um esporte aquático praticado com uma prancha puxado por uma lancha. O esporte pode ser praticado em qualquer área do arquipélago de Ilhabela, desde que o mar esteja bem calmo sem marolas, como um espelho. É um esporte seguro por oferecer o apoio da embarcação o tempo todo, mas deve-se tomar cuidado com banhistas e pedras escondidas debaixo d'água. A recomendação é de locais com boa profundidade. Alguns dos lugares preferidos para a prática do esporte em Ilhabela são as praias do Barreiros e do Perequê.

Kitesurf

  • Kitesurf

Kitesurf é um esporte novo que vem ganhando cada vez mais espaço entre os velejadores. É um esporte fácil que requer equilíbrio e força. Muitos que praticavam windsuf aderiram à nova moda do kite e alguns dos melhores esportistas brasileiros de kitesurf da atualidade são de Ilhabela. Conhecida como a Capital da Vela, Ilhabela possui vários pontos excelentes para a prática do esporte. Os preferidos são a Ponta das Canas, a Praia do Perequê e a Praia da Armação. Quando venta forte de sul nos finais de semana, a praia do Perequê é a pedida.

Quando de leste, a Ponta das Canas fica indispensável com seus ventos constantes .Kitesurf ou kiteboard, é um esporte aquático inventado em 1985, por dois franceses, no qual consiste em uma pipa, um trapézio, uma barra de controle e uma prancha. Seu nome veio de duas palavras inglesas: "kite" que significa pipa e "surf" que significa navegar.

Stand Up Paddle

  • Stand Up Paddle

As águas de Ilhabela são propícias à prática do Stand Up Paddle, uma atividade física que consiste em remar em pé sobre uma prancha parecida com a de surf. O esporte surgiu no Havaí, mas já chegou às praias de diversos países, pois, além da diversão, é uma ótima atividade física para todas as idades e fácil de aprender. No Brasil, o esporte ganhou mais força a partir de 2008, com mais eventos e pranchas disponíveis no mercado. Ilhabela possui praias com diferentes condições para remadores iniciantes ou profissionais. As águas tranquilas no canal são perfeitas para os iniciantes no esporte.

O treinamento no Stand up Paddle é um dos mais eficazes para o fortalecimento do corpo, o desenvolvimento da força de membros superiores e inferiores e ainda agregam o equilíbrio e coordenação. Em setembro do ano passado, a Praia do Perequê, em Ilhabela, recebeu o Campeonato Paulista de Stand Up Paddle quando ganhou ainda mais adeptos locais do esporte.

Surf

  • Surf

Surfe ou Surf, é um esporte marítimo que consiste em acompanhar o movimento de uma onda do mar sobre uma prancha. No Brasil o surf iniciou-se em Santos por volta de 1940, foram trazidas as primeiras pranchas, que na época, eram chamadas de "tábuas havaianas”, pelos turistas e funcionários de companhias aéreas. Com o passar do tempo a "nova onda" foi se espalhando pelo Brasil. Hoje em Ilhabela o esporte pode ser praticado nas praias do Bonete, praia dos Castelhanos, praia do Pacuíba e mais algumas regiões na costa do arquipélago de Ilhabela.

Mergulho

  • Mergulho

O arquipélago de Ilhabela é simplesmente perfeito para a prática de mergulho, podendo ser praticado em quase toda a costeira ao redor das ilhas. Este paraíso reúne desde praticantes de mergulho livre que vão equipados com apenas o ar dos pulmões, uma máscara de mergulho, um respirador e um um par de nadadeiras (estes frequentam principalmente a praia da Ilha das Cabras, a praia do Julião e a Praia da Fome) até praticantes de mergulho autônomo ou profissional.

Mergulho autônomo consiste em submergir totalmente com equipamentos específicos como o cilindro de ar comprimido, máscaras de mergulho, par de nadadeiras e roupas especiais de neoprene (estes já preferem o mergulho em mar aberto, em um dos navios afundados ou em uma das ilhas como as ilhas da Serraria, de Vitória e Búzios. A quantidade de navios afundados ao redor do arquipélago é um atrativo a mais para os mergulhadores e tornam o esporte ainda mais empolgante. Na biodiversidade marinha é possível visualizar diversos tipos de moluscos e peixes.

Trekking

  • Trekking

Com mais de 80% do território de mata preservada Ilhabela é o local ideal para a prática do esporte que consiste em provas onde se devem percorrer trilhas pré-estabelecidas com o auxílio de bússola e uma planilha informações sobre a trilha. Há muitas trilhas em Ilhabela, umas de níveis fáceis que podem ser percursadas até por crianças e famílias e outras mais difíceis, que para os "mochileiros" amantes da natureza, é um paraíso. Há diversos relatos de pessoas que se perderam em alguns desses percursos, por isso, para os poucos experientes que queiram conhecer uma trilha um pouco mais difícil é recomendado o acompanhamento de um guia experiente.

Rapel

  • Rapel

Ilhabela também é um ótimo lugar para a prática de rapel. Com a quantidade de montanhas e encostas, o que não falta é um lugar nas alturas para ficar pendurado. Aguns dos lugares indicados para se fazer rapel são o Buraco do Cação, os picos como o do Baepi e as cachoeiras que chegam a ter quedas d'água de até 80m de altura, como a cachoeira do Gato e a cachoeira do Veloso com 70 metros.

Pesca

  • Pesca

A pesca em Ilhabela já era praticada desde os primórdios pela comunidade caiçara para o próprio sustento que utilizavam as tradicionais canoas-de-voga como embarcação. Com a chegada dos imigrantes japoneses esta prática foi aprimorada e a partir daí passou a ser muito utilizado o cerco flutuante que é uma armadilha em forma de círculo para que sejam apanhados peixes em maiores quantidades. Esta técnica ainda é utilizada até hoje mas é proibida em determinadas regiões. 

Com o desenvolver de várias técnicas de pesca surgiu a nova modalidade, a pesca esportiva, que é praticada como um hobby, sem que dela dependa a subsistência do pescador. O arquipélago de Ilhabela é a região perfeita para a pesca esportiva, podendo ser praticada em toda a costa, nos píers, como no píer do Perequê e o píer dos Pescadores no centro (vila) e nas praias, como a Ponta do Pequeá. A biodiversidade garante uma ótima diversão aos pescadores, podendo ser fisgado um badejo, uma enchova, cação, pescada, cavala ou uma garoupa.

Downhill

  • Downhill

Downhill é um esporte que consiste em descer rapidamente uma montanha de bicicleta. Esporte radical e perigoso, conquistou seu espaço em Ilhabela devido ao seu relevo montanhoso. A pista de downhill em Ilhabela tem um percurso de 1200m. Localizada no bairro do Perequê o percurso passa por dentro de uma antiga fazenda.

Fonte de conteúdo: www.emilhabela.com.br

Fechar